Publicidade




ENGIE vai destinar cerca de R$ 4 milhões a projetos de P&D para análise das mudanças climáticas


A ENGIE Brasil Energia abriu Chamada Pública para financiamento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com o tema “Impactos das mudanças do clima e do uso da terra no setor elétrico brasileiro”. Os projetos serão executados no âmbito do Programa de P&D ANEEL, com previsão para início de execução em março de 2022.

As inscrições são gratuitas e realizadas o online até 9 de janeiro de 2022. Podem se inscrever pesquisadores e profissionais de áreas relacionadas aos temas propostos que estejam vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incluindo universidades, além de startups e empresas especializadas.

A pesquisa proposta deve ser original e inédita, ou seja, com tema nunca publicado em periódicos, eventos ou estudos disponíveis no mercado de consultoria, seja de autoria da entidade executora ou não. As linhas de estudo sugeridas são: 1) paleoclimatologia; 2) mudanças futuras nos padrões atmosféricos e oceânicos que atuam no continente sul-americano e afetam as fontes de energia renováveis; 3) quantificação das fontes de umidade para as regiões hidrográficas de relevância na produção de energia; 4) modelagem climática regional com aplicação à previsibilidade de eventos significativos (estiagens); 5) quantificação dos efeitos das mudanças da cobertura do solo nas componentes do ciclo hidrológico regional. Todas com foco nos impactos para o setor elétrico no Brasil e América do Sul nas próximas décadas.

Essa é a primeira vez que a ENGIE abre uma chamada pública para financiamento de projetos de P&D. “A inovação e a tecnologia são ferramentas fundamentais para tornar o setor mais eficiente, acelerar a transição energética e solucionar problemas futuros. Diante do cenário atual, entender as mudanças climáticas é essencial para pensarmos o futuro da geração de energia da qual toda a sociedade depende”, comenta Mario Cusatis, gerente de Gestão de Renováveis da ENGIE Brasil Energia.

O edital e mais detalhes sobre a elegibilidade dos projetos estão disponíveis no site da ENGIE.

Cronograma:

15/12/2021 – Prazo limite para envio de perguntas

09/01/2022 – Prazo limite para envio das propostas de Projeto

17/01/2022 – Divulgação das propostas selecionadas

01/03/2022 – Previsão de início da execução dos projetos

Sobre a ENGIE
 
A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.
 
No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
 
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.
 
 Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 um faturamento de R$ 13,3 bilhões.
 
 A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. 

 

 Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).